MBI EM ENGENHARIA - Entrevista
Sara Brandão

MBI EM ENGENHARIA - Entrevista

Residência técnica em Engenharia Civil

Diretora do Sinduscon-GO na relação com o sistema de ensino, a engenheira civil, mestre e especialista em estruturas metálicas, sócia da Melo Brandão Engenharia, coordenadora e professora do MBI em Engenharia - Residência Técnica em Engenharia Civil e professora de pós-graduação no IPOG, Sara Brandão e Silva fala sobre o MBI em Engenharia: Residência técnica em Engenharia Civil, programa de especialização idealizado em uma parceria que envolve Sinduscon-GO, Faculdade SENAI FATESG e CREA-GO.

- Em que consiste o projeto Residência Técnica em Engenharia Civil?

O MBI em Engenharia: Residência técnica em Engenharia Civil é um programa de especialização que surgiu em parceria com o Sinduscon-GO, Faculdade SENAI FATESG e CREA-GO, que tem por objetivo tratar conteúdos complementares aos cursos de graduação com imersão tanto na parte teórica como prática para rápida melhoria de performance do recém-formado. Ação que tem como objetivo último a valorização da Engenharia. Todos nossos alunos estão vinculados a alguma empresa atuante no mercado de trabalho e sempre há uma interação entre empresas, instituição e alunos.

- Quando o projeto foi idealizado?

O projeto foi idealizado na gestão 2021-2023 do Sinduscon-GO, pelo então presidente e, hoje, vice-presidente Cezar Valmor Mortari, que sempre muito atento às necessidades de mercado percebeu a importância de auxiliar no aperfeiçoamento profissional do recém-formado. A partir dessa necessidade, iniciaram-se as tratativas com a Faculdade SENAI FATESG, CREA-GO e após muitas reuniões e deliberações, teve seu acordo de cooperação técnica celebrado em 14/12/2023.

- Em qual estágio está essa iniciativa?

A primeira turma foi inaugurada no dia 22 de março de 2024. Estamos com as aulas presenciais acontecendo às sextas feiras. Em paralelo, o corpo técnico da FATESG está entrando em contato com os supervisores dos alunos nas empresas, para agendar reuniões para tratar do andamento do curso, sugestões, críticas, avaliação do aluno e demais assuntos que possam surgir. Esperamos para o segundo semestre o lançamento da turma 2.

- Qual o caminho e critérios para participar da Residência Técnica em Engenharia Civil?

Para participar do programa o candidato deverá ser graduado em engenharia civil há no máximo 4 anos, ter registro ativo no CREA-GO e ser indicado pela empresa na qual trabalha. A empresa deverá indicar um profissional dentro do seu quadro para ser o coorientador do aluno, acompanhando o seu progresso ao longo da residência. Caso o aluno se desligue da empresa durante o programa ele terá um prazo de 60 dias para buscar recolocação em uma nova empresa que deverá apresentá-lo ao programa.

Os interessados em participar das próximas turmas deverão entrar em contato com a FATESG, para que possam ser contactados assim que iniciarem as inscrições da turma 2.

Image
SIGA-NOS


Informações


 (62) 3095-5155

 Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...