Informativo Construir Mais Online - mais um produto para os associados e para a sociedade

Caros leitores, neste mês de maio de 2023, o Sinduscon GO apresenta mais um produto para seus associados e para a sociedade. Trata-se deste Informativo Construir Mais, um boletim eletrônico bimensal com as principais notícias do setor da construção e das atividades do Sindicato da indústria da Construção no Estado de Goiás.

O Sinduscon GO é a casa da construção, a entidade legal representativa que compreende todas as principais construtoras, os fabricantes de edificação industrializada, e as empresas projetistas e de consultoria na engenharia com base em todo o estado de Goiás, com exceção de Anápolis, que tem o seu próprio sindicato.

Com a Carta Sindical aprovada e homologada em 1948, o Sinduscon GO é um dos cinco primeiros sindicatos patronais da indústria fundados no Estado de Goiás e comemora seus 75 anos de trabalhos ininterruptos, conduzido por abnegados associados e diretores que trouxeram a entidade firme e inabalável até nossos dias.

Sua finalidade é melhorar o ambiente de negócios e defender os interesses das empresas ligadas ao setor da construção, discutindo ações políticas, sociais, administrativas e jurídicas, no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Nosso setor mantém-se pujante, acumulando um crescimento de 10% em 2021 e 7% em 2022, sempre mais que o dobro da economia do país, constituindo-se no motor dos índices do PIB. Nas obras Industriais e Corporativas os contratos estão concentrados nos setores de atacado, alimentos, farmacêutico, celulose e de logística. Há grandes expectativas das obras privadas advindas de concessões e privatizações, em especial na infraestrutura. As vendas no mercado imobiliário continuam robustas, e com forte empregabilidade, contando com o incremento de 12 mil entrantes nas nossas empresas nos últimos 15 meses. Somos 20% da indústria em nosso estado, porém colaboramos com 40% dos novos empregos. Somos 4,5% do PIB do estado, mas contratamos 11% da mão de obra entrante em Goiás. Ou seja, de modo geral, o setor da construção civil está rodando com o dobro de tração em relação aos demais setores econômicos.

As ações desenvolvidas pela entidade são diversificadas e transversais. Pode-se pontuar nossa atuação em intervenções externas e internas.

Internamente destacamos:

• Boa relação com o sindicato laboral, conduzindo a Convenções Coletivas de Trabalho equilibradas e producentes.
  • Ações de Responsabilidade Social, com destaque para o Seconci, oferecendo condições de trabalho cada dia melhores aos nossos colaboradores.
  • Busca incessante de alternativas tecnológicas para a melhoria do processo construtivo, como: Industrialização, Mecanização, Pré-fabricação, Construção 4.0, Lean Construction, Plataforma BIM – Building Information Modeling e Inteligência Artificial.
  • Aproximação constante das boas práticas de ESG - Environmental, Social and Governance, certificação das empresas em LEED, AQUA, Empresa B, EDGE e resolução das gestões de resíduos sólidos.
  • Aderência com as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na busca da sustentabilidade socioambiental e da descarbonização da construção.
  • Consultoria jurídica em alto nível, melhorando a competitividade, a segurança e a longevidade das empresas.

Externamente há vários pontos de atenção:

• Compondo o FGH - Fórum Goiano da Habitação (ADEMI GO, ADU GO, SECOVI GO e SINDUSCON GO), realiza encontros com autoridades de todos os níveis dos poderes constituídos, (Estado-Município-Federação) discutindo e sugerindo ações, leis, regulações junto às respectivas autoridades.
  • Aprovação das 14 Leis Complementares ao Plano Diretor de Goiânia.
  • Gestão do arcabouço legal para viabilidade dos reequilíbrios de contratos, desestabilizados durante a pandemia.
  • Nova Lei de Licitações: exigência de projetos e licença ambiental para licitar novas obras.
  • Novo Marco do Saneamento: R$ 24 bilhões de investimento em Goiás até 2033.
  • Agências Ambientais – Aproximação do sindicato com as autoridades do setor para tornar o licenciamento ambiental mais célere. Juntamente com Amma e Semad o Sinduscon GO elaborou e disponibilizou um Manual de Licenciamento Ambiental de Obras Civis.
  • Resolução dos AVTOs junto à Saneago e à Equatorial.
  • Novos Planos de Mobilidade e de Drenagem de Goiânia.
  • Atuação para melhoria do ambiente para obras Minha Casa, Minha Vida e de infraestrutura, tanto públicas como privadas.

Portanto, desfrutem de mais esta fonte de informações relevantes para que nosso setor se fortaleça e se constitua cada vez mais num bom lugar para trabalhar.

Clique aqui para visualizar o Boletim Construir Mais

SIGA-NOS

Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...