Notícias da Semana

Previous Next
Nota de Repúdio à Paralisação Geral prevista para 28.04.2017

O Sinduscon-GO na condição de entidade sindical representativa do setor da indústria da construção no Estado de Goiás vem a público afirmar que não apoia a paralisação geral prevista para o dia 28.04.2017.

É certo que quando se trata do direito do trabalho, toda voz precisa ser ouvida e refletida. Entretanto, uma paralisação em um período de tantos feriados em um curto espaço de tempo, prejudica a economia do país.

É certo que passamos por um momento histórico, e que o estado democrático de direito garante a manifestação da população. Entretanto, neste período, em que discutimos os reajustes salariais por ocasião das Convenções Coletivas de Trabalho, cuja data base é 1º de maio, bem como políticas para geração de emprego através da reforma trabalhista, não podemos desconsiderar os efeitos nefastos de uma greve geral visando à defesa do direito do trabalhador dissociada dos prejuízos à produtividade que tal paralisação irá causar.

Por todo o exposto é que o Sinduscon-GO é favorável à reforma trabalhista como medida de estímulo à produção e ao empreendedorismo, repudiando qualquer ato contrário à produção e à economia brasileira.

Leia mais...
Sinduscon-GO discute em workshop os desafios e os instrumentos do Planejamento Sucessório

A Semana 628 1b

O Sinduscon-GO realizou ontem (25/04), em sua sede, juntamente com o Sinduscon Jovem e apoio da consultora Adriana Ferreira e dos escritórios de advocacia Arthur Rios e Brasil Salomão e Matthes, o Workshop “Planejamento Sucessório de Empresas – Panorama Sobre os Aspectos Jurídicos e Psicossociais das Famílias Empresárias Goianas”. O presidente do Sindicato, Carlos Alberto Moura, realizou a abertura do evento, enfatizando a importância do planejamento da sucessão empresarial, destacando a pertinência do tema, que em sua opinião, é fundamental para existência e continuidade das empresas, devendo ser feito sempre com antecedência.

A primeira palestra do workshop foi sobre “A importância do planejamento sucessório e a utilização da Governança Corporativa como ferramenta para a criação de mecanismos de segurança à família”, proferida pela advogada Mariana Denuzzo, sócia da área de Direito Societário da Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Ela iniciou sua apresentação abordando as características das empresas familiares, como: agilidade na tomada de decisões; centralização do poder de controle; vinculação de clientes, fornecedores e colaboradores à família; informalidade nos instrumentos de controle; gestão nem sempre profissionalizada – fundador; conflitos de interesses e confusão patrimonial.

Leia mais...
Sinduscon-GO informa sobre o andamento das negociações dos termos aditivos 2017 à Convenção Coletiva de Trabalho (2016/2018)

No dia 11 de abril, o diretor da Comissão de Política de Relações Trabalhistas e Sindicais, Yuri Vaz, e o diretor Bruno de Alvarenga Menezes, acompanhados do assessor jurídico do Sinduscon-GO, Pedro Simão, reuniram-se com os Sindicatos Laborais da Construção Civil (Sintracom’s) visando apresentar a proposta patronal para os Termos Aditivos 2017 à Convenção Coletiva de Trabalho vigência 2016/2018. Conforme aprovado em Assembleia Geral Patronal, o Sinduscon-GO propôs o INPC acumulado até abril de 2017, em cinco parcelas, para quem tem piso salarial definido e para quem não tem piso salarial definido na CCT, exceto para o Servente. O Sinduscon-GO permanece no aguardo de retorno dos sindicatos laborais quanto a proposta apresentada.

Nos próximos dias, o Sinduscon-GO se reunirá com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho e o Sindicato dos Engenheiros, para deliberar sobre a reivindicação laboral de negociação da primeira Convenção Coletiva para essas categorias. Quanto ao setor da Telefonia, a segunda reunião aconteceu no dia 11 de abril. Contudo, não houve avanço nas negociações, permanecendo a proposta patronal realizada na primeira reunião. Quanto ao setor da Construção Pesada, o Sinduscon-GO informa que até o presente momento não recebeu a pauta de reivindicação laboral. Mais informações na Assessoria Jurídica do Sinduscon-GO, telefone (62) 3095-5155.

Leia mais...
Oficina da Norma de Desempenho discutirá “Inovação, Capacitação Laboratorial e Especificações por Desempenho”

A Comunidade da Construção de Goiânia realiza, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com coordenação técnica da Universidade Federal de Goiás (UFG), o XIII Módulo da Oficina da Norma de Desempenho, no dia 18 de maio (quinta-feira), das 08h às 17h30, no Teatro da PUC Goiás, quando discutirá “Inovação, Capacitação Laboratorial e Especificações por Desempenho”. O evento é direcionado a arquitetos, engenheiros civis, projetistas (arquitetura e engenharia), construtores e incorporadores, gestores de obras, coordenadores de projeto, docentes, estudantes de arquitetura e engenharia e demais profissionais ligados à prática de obras na construção civil.

O XIII Módulo da Oficina da Norma de Desempenho tem como proposta discutir as especificações de materiais, componentes e subsistemas das edificações, assim como os meios de comprovação que atestem o atendimento a esses requisitos descritos na NBR 15575:2013. Na oportunidade, também será apresentado o catálogo de desempenho de sistemas convencionais para habitação de interesse social (HIS), lançado pelo Ministério das Cidades para auxiliar os empreendedores. O terceiro tema a ser contemplado refere-se às adequações dos laboratórios nacionais para atendimento às exigências do conjunto normativo. As palestras serão ministradas por profissionais que coordenaram ou se envolveram diretamente na elaboração da Norma.

Sem Título 1

Leia mais...
Dia 30 é o último dia para o recolhimento da Contribuição Confederativa Patronal 2017

A Semana 628 3

Termina dia 30 de abril o prazo para recolhimento da Contribuição Confederativa Patronal 2017. A Contribuição é prevista no inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal; ela é fixada pela Assembleia Geral Extraordinária que foi realizada na sede do Sinduscon-GO em 06 de dezembro de 2016, conforme Edital publicado no jornal “O Popular”, veiculado no dia 30 de novembro de 2016. Essa Assembleia aprovou a manutenção da Contribuição Confederativa Patronal para o ano de 2017, os mesmos valores praticados no ano de 2016, ou seja, a contribuição básica será de 1/30 (um trinta avos) da folha de pagamento de janeiro de 2017 e R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), para a contribuição mínima. Os boletos bancários foram enviados via correio às empresas. Para outros esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria Financeira do Sinduscon-GO, telefone (62) 3095-5164; e-mail suelen@sinduscongoias.com.br. Todas as informações pertinentes à Contribuição Confederativa Patronal 2017 também podem ser acessadas no portal www.sinduscongoias.com.br.

 

Leia mais...
Crea-GO, Sinprocimento e CAU-GO promovem o “1º Workshop da Construção Pré-Fabricada de Concreto do Centro-Oeste”

O Crea-GO, em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de Goiás (Sinprocimento) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), realiza no dia 03 de maio, a partir das 8h, no auditório do Crea-GO, em Goiânia, o “1º Workshop da Construção Pré-Fabricada de Concreto do

Centro-Oeste”, evento que tem o objetivo de divulgar os processos construtivos, discutir as diversas possibilidades de utilização e sugerir aplicações do material.
No período da manhã, o sócio-proprietário da CasaGrande Engenharia, engenheiro civil Leonardo Patrício Chaves, ministrará palestra sobre “Estruturas pré-moldadas”. Em seguida, o presidente do CAU-DF, arquiteto urbanista Alberto Alves de Farias, falará sobre “A experiência de pré-fabricadas na Universidade de Brasília”.

À tarde, com início às 13h45, a palestra “O concreto pré-moldado e suas aplicações em obras de infraestrutura e superestruturas”, será ministrada pelo consultor e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), engenheiro civil Dalton Souza e Silva. Com o tema “Sistemas pré-moldados para edificações residenciais – Alternativas concretas”, a última palestra do workshop será ministrada pelo sócio-proprietário da Pedreira de Freitas Ltda., engenheiro civil Augusto Pedreira de Freitas.

As inscrições para o evento devem ser efetuadas no site do   Crea-GO (www.creago.org.br), no menu “Mais Capacitação”. A taxa para inscrição é de R$ 50,00. Os certificados também serão disponibilizados e poderão ser acessados no portal “Mais Capacitação”, após login, clicando na aba “Certificados”. Mais informações: telefones (62) 3221-6282 / 3221-6269 / 3221-6251, na Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos do Crea-GO.

A Semana 628 3c

Leia mais...

Destaques de Serviços

cub destaque banco de empregos destaque ct destaque
cct destaque pisos salariais destaque Declaração e Informações Sobre Obras

Destaques Institucionais

npq sinduscon jovem codese

banner agenda de eventos footer

  • 04 May - 09 May
  • 10 May - 18 May

Parcerias

Convite adesao 9 Ciclo

Subir