O ruído das grandes cidades é considerado a terceira maior poluição ambiental

O crescimento desordenado dos ambientes urbanos, os ruídos provenientes de inúmeras fontes sonoras, tais como meios de transporte, atividades de lazer, de obras e indústria, causam o que vem sendo definido como poluição sonora.

A sobreposição de sons indesejáveis que provocam perturbação, somados com os ruídos de impacto de sapatos nas lajes de entrepisos, ruídos através poços de ventilação de banheiros, do fluxo de líquidos em tubulações hidráulicas e outras tantas situações promovem em milhares de lares a poluição ambiental despertando assim a importância do planejamento projeto acústico em todas edificações.

A acústica arquitetônica transcendeu os teatros, igrejas, cinemas, estúdios e passou incorporar nosso dia a dia: salas de aula, escritórios, grupos geradores de energia e até o impacto da chuva no telhado. Os efeitos adversos em nossa saúde iniciam a partir de 45-50dB.

A Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 limita o ruído no interior dos edificações. O seu cumprimento É OBRIGATÓRIO e impacta a todos os edifícios residenciais. As reclamações ocasionam perda da confiança e da credibilidade, o que se reflete negativamente nos lançamentos podendo ser acionada na justiça à luz do Código de Defesa do Consumidor.

Dessa maneira, os sistemas de pisos, que separam unidades habitacionais autônomas em diferentes andares, devem garantir um desempenho adequado de isolamento acústico aéreo (conversações, TV, música,etc.) e de isolamento acústico ao ruído de impacto (passos, queda de objetos, arrastar de móveis, etc.).

impercia artigo

Ruído de Impacto: A NBR 15575-3 (ABNT, 2013) define ruído de impacto como um som produzido pela percussão sobre um corpo sólido e transmitido através do ar.

Esse ruído é resultante de impactos físicos, tais como: quedas de objetos, arrastar de móveis, passos etc. Sua transmissão pode ocorrer por meio do sistema de piso, caracterizando a transmissão direta, e por intermédio dos elementos laterais, caracterizando a transmissão indireta, conforme apresenta a Figura 2 (PROACÚSTICA, 2013).

artigo impercia2

Assim, diante de um impacto, os pisos com maior rigidez respondem em um tempo muito curto, diferentemente dos pisos deformáveis, os quais amortizam a quantidade de movimentos da força de impacto e transmitem essas vibrações em um tempo maior, resultando em uma menor amplitude, conforme se observa na Figura 3. Assim, a deformação provoca um maior tempo de contato que diminui a força de excitação (PEDROSO, 2007).

artigo impercia3

Tipos de lajes: a tipologia das lajes é um importante fator a ser considerado quanto ao isolamento de ruído de impacto. Figura 4

Imagem6

Espessuras da laje: O aumento da rigidez da estrutura tem um efeito positivo reduzindo os efeitos do ruído de impacto. Segundo Costa (2003), com uma espessura de 10 cm de concreto armado se obtém uma atenuação em torno de 45dB. Ao aumentar essa espessura para 15cm essa atenuação passaria para 51dB, chegando a 54dB para uma espessura de 20 cm. Portanto, há um ganho de cerca de 1dB para o aumento de 1cm na espessura da laje a partir dos 15 cm, mostrando-se, assim, ser uma solução pouco eficiente, tendo em vista que este aumento na espessura também levaria a um aumento considerável no peso e no custo da estrutura (BRONDANI, 1999 apud PEDROSO, 2007)2.

Por esse motivo, essa alternativa é pouco adotada, pois implica em maiores custos e até mesmo problemas estruturais.

Além disso, nem sempre a redução alcançada é suficiente para estabelecer o conforto acústico desejado. Portanto é nítido o incremento no isolamento de ruído de impacto (ΔL′n,w) devido ao emprego de mantas acústicas, em comparação com a laje com contrapiso e revestimento, seja ele de porcelanato ou madeira, conforme apresentado na Figura 4.

Imagem7

Com base em diversas bibliografias, testes realizados, utilizando parâmetros da NBR 15575 e ensaios de acordo com: ISO 16283-2:2015 - Acoustics - Field measurement of sound insulation in buildings and of building elements - Part 2: Impact sound insulation

A BAUTECH desenvolveu uma solução de fácil aplicação e bastante eficaz:

Imagem8

Aplicação: Produto pode ser aplicado na laje 0 e realizar assentamento cerâmico diretamente no isolamento com argamassa BAUTECH AC II VS – Figura 5

Imagem9

Produto pode ser aplicado na laje 0 e realizar contrapiso sobre o piso acústico de no mínimo 35 mm. Importante realizar uma ponte de aderência se o contrapiso for de 35mm com Bautech Acrílico 5000. Assentamento cerâmico com argamassa BAUTECH AC II VS – Figura 6.

Imagem10

Recebe nome de refração a mudança de direção que uma onda sonora sofre quando passa de um meio de propagação para outro. Essa alteração de direção é causada pela brusca variação da velocidade de propagação que sofre a onda. Figura 7

Imagem11

Produto: É um isolante acústico composto por elastômeros e polímeros, pronto para uso, fácil aplicação e excelente adesão.

Aplicação: Faz-se necessário aplicação de pelo menos 3 mm de espessura no substrato que deve estar limpo e isento de umidade e bem regularizado.

Testes:

Imagem12

Imagem13

Imagem14

Conclusão: Desenvolver projeto acústico nos edifícios é uma obrigação, está previsto em NORMA, para todos os portes de obra. O Bautech Piso Acústico independente de qual método construtivo adotado, se mostrou eficiente, atendendo aos parâmetros determinados. O produto, aliado às boas práticas e a um bom projeto de acústica, certamente vai garantir tranquilidade para clientes e construtores.

Engº civil Gustavo Campos e Silva

SIGA-NOS

Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...