#CULTURA E ARTE - Mapa Art Déco de Goiânia e Goiânia Art Déco Festival

Natural de Morrinhos (GO).  produtor cultural, guia de turismo, que tem o turismo cultural como sua fonte de inspiração e trabalho, em 2004, Gutto Lemes realizou o projeto multicultural ‘Patrimônio Adormecido Art Déco’, com exposição, intervenção urbana, documentário e mesa redonda sobre o estilo arquitetônico pioneiro de Goiânia. Já em 2015, criou o primeiro roteiro Art Déco, perpassando pelos prédios tombados da região central da capital. Desde 2018, Gutto Lemes idealiza e organiza o “Goiânia Art Déco Festival “, único evento desse segmento na América Latina.

Em entrevista exclusiva à Construir Mais Online, ele detalha essa trajetória e adianta: “Em 2025 será o centenário do movimento Art Déco e estamos preparando um grande festival para colocar nossa capital na vitrine das comemorações mundo afora”.

Quando e como surgiu a ideia de se criar o Mapa Art Déco de Goiânia?

A ideia da criação do mapa art déco é uma somatória de acontecimentos e eventos. Desde 2002, quando cheguei de Londres, após 2 anos vivenciando o patrimônio e a cultura inglesa, me deparei com a elaboração do dossiê do acervo art déco de Goiânia. Após o tombamento do acervo, em 2003, realizei o projeto multicultural “Patrimônio Adormecido Art Déco – 2004”, com exposição de desenho, intervenção junto aos monumentos, documentário e mesa redonda, no sentido de promover e despertar o pertencimento da população goiana para importância de nosso conjunto moderno art déco. No decorrer dos anos, realizei exposições de fotos dos 22 bens tombados, seminário art déco, audiência pública, dentre outros eventos. Em 2005, me tornei guia de turismo pelo SENAC/GO, com a chancela do Ministério do Turismo, e decidi criar o primeiro roteiro dedicado ao art déco de Goiás. Hoje realizo no percurso bike déco passeios pedagógicos com escolas do fundamental l e ll, universidades, click déco, e city tours com turistas brasileiros e estrangeiros.

Detalhes do projeto

O mapa foi desenhado com lápis 6b sobre papel canson, no tamanho de 93 x 70. O projeto levou 3 meses, sendo concluído em outubro de 2015. Duas versões digitalizadas estão disponíveis, sendo a última realizada pelos designers gráficos Simone Buiate Brandão e Gabriel Ribeiro Couto, em 2020.

Qual a importância do Mapa para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da capital?

O Mapa Art Déco da região central de Goiânia passa por 19 prédios e monumentos públicos tombados, por meio de um percurso de 7 km, incluindo parte do traçado do centro pioneiro. O roteiro ajuda na orientação, posicionamento e conhecimento do patrimônio art déco, facilitando seu acesso.

O que torna o acervo de art déco em Goiânia tão significativo em comparação com outros no Brasil?

O acervo art déco goianiense vai além do Brasil. Nossa capital é uma das mais importantes da arquitetura moderna do mundo. Somos uma capital toda edificada no estilo, embora não houvesse esse termo “Art Déco” na época. Nossa cidade, com seu modernismo, rompeu com as tradicionais arquiteturas do passado, como o barroco e o colonial no Brasil. Temos outros destinos importantes no mundo como o distrito de Miami Beach, na Flórida, nos Estados Unidos, com um grande acervo preservado. A cidade de Napier, na Nova Zelândia, foi toda construída no estilo após um terremoto em 1931. A secular cidade de Bombaim, na Índia, possui um grande conjunto que, recentemente, ganhou o título de patrimônio histórico da humanidade, mas, seu patrimônio é misto de gótico vitoriano e art déco. Portanto, nossa capital nunca teve terremoto, não divide seu título de patrimônio nacional com nenhuma outra arquitetura e ainda temos edificações escondidas atrás da poluição visual no centro pioneiro, que após a limpeza das fachadas poderemos ser surpreendidos com o que iremos encontrar e a dimensão do conjunto. Turismo de descoberta!

Como essa iniciativa será inserida no Programa Centraliza, de requalificação do Centro da capital?

No dia 5 de março fui convidado por Antônio Alves Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial do Centro de Goiânia (ACIC/Centro), para participar pela primeira vez da reunião do Programa Centraliza, no SESC/Centro. Estive presente representando o Goiânia Art Déco Festival, e o Sindicato dos Guias de Turismo de Goiás. Na ocasião, estavam presentes o presidente do Sinduscon/GO, Hidebrair Henrique de Freitas, e o ex-presidente Cézar Valmor Mortari. O último plano diretor da região central aprovou a construção de prédios no centro pioneiro da capital. Minha sugestão em relação a isso seria de remeter à arquitetura dos novos empreendimentos alguma referência ao estilo arquitetônico art déco, motivando a valorização dos imóveis existentes e colaborando para história, cultura e patrimônio tombado da capital art déco do Brasil. Sugeri também a circulação de microônibus dentro da zona 40, a custo simbólico, melhorando a mobilidade da região. Estou à disposição do Sinduscon/GO para realizar city tour pelas edificações públicas tombadas da região central, no sentido de mostrar nosso precioso patrimônio art déco.

Em qual estágio estão essas discussões?

Encontra-se em fase embrionária, com poucas ações saindo do papel. Trata-se de um projeto para curto, médio e longo prazos.

Mapa Art Deco Goiânia-GO