Acompanhe a matéria sobre o MBI - Residência Técnica em Engenharia Civil publicada pelo Empreender em Goiás - O Portal do Empreendedor Goiano

O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás), em parceria com entidades do setor, lançou um programa inédito no País para capacitação de engenheiros civis. O MBI (Master in Business Innovation) Residência Técnica em Engenharia Civil une estratégia e aplicação prática. O Sinduscon é responsável pelo custeio tanto da parte prática como da parte teórica da residência, ministrado pelo Senai-GO.

Cezar Valmor, vice-presidente do Sinduscon, explica que a especialização busca levar um conteúdo mais atualizado e sintonizado com as demandas das empresas. “Como a área é muito ampla, vamos dar um subsídio para questões atuais. Como a industrialização da construção, mecanização, a pré-fabricação e a digitalização”, explica.

Os candidatos devem estar vinculados a empresas associadas ao sindicato. Elas serão responsáveis pelo custeio tanto da parte prática quanto da parte teórica do MBI. A duração do curso é de 2 anos, com aulas ministradas pelo SENAI. Ao final os alunos passam por avaliação simultânea pelo orientador da FATESG e pelo coorientador, um engenheiro civil sênior da empresa.

Incentivo

A Vega Incorporações é uma das empresas que incentiva os colaboradores a participarem do programa. Para Rogério Parreira, gerente de engenharia da incorporadora, a Residência Técnica promete um impacto significativo na qualificação dos profissionais.

“Priorizamos a formação interna da nossa equipe. Muitos dos nossos gerentes e coordenadores começaram como estagiários aqui. Reconhecemos nossa função social na qualificação da mão de obra do setor e estamos comprometidos em investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores. Esta abordagem não só fortalece nossa empresa, mas também contribui para um setor mais capacitado e preparado para os desafios futuros”, afirma.

Empreendedorismo

A pós-graduação tem como objetivo concentrar o conhecimento e formar não apenas engenheiros, mas futuros empreendedores. “Além da implantação do Lean Construction (otimização de processos no canteiro de obras), o MBI busca oferecer conhecimento da parte jurídica e econômica das empresas e dos projetos. O programa também vai abordar as áreas de contratos, relações humanas e gestão de pessoas”, pontua Cezar Valmor.

As aulas têm início em março de 2024 e serão realizadas nas instalações da Faculdade SENAI Fatesg, em Goiânia. Com horário às sextas-feiras, das 8h às 18h, para não interferir na jornada de trabalho dos participantes. Entre os pré-requisitos para participação no programa estão: ser graduado em Engenharia Civil, indicado por empresas associadas ao Sinduscon e estar registrado no Crea-GO.

Fonte: Empreender em Goiás.

SIGA-NOS

Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...